About my Blog

Eu e a cozinha.. a cozinha e eu...

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Risoto hummmmmmm


Sim, ontem tivemos a aula de risoto. Adoro.
Quem me conhece sabe que adoro fazer e comer risoto. Queria ver o que iriam ensinar ali que seria diferente. Na verdade, diferente não foi nada, a única coisa é que aprendi a razão de ser de algumas coisas que eu fazia porque "tinha que ser assim", mas não sabia o porquê. Isso é bom, pois daí conseguimos separar o que numa preparação é crucial para o resultado final e o que pode ser dispensado. Exemplo disso é a manteiga: aprendemos que a manteiga no início do Risoto pode ser dispensada mas, no final, é importantíssima para o brilho do prato (manteiga fria, claro). Embora tivéssemos um ponto a seguir, eu procurei fazer o meu Risoto ao meu estilo: bem al dente! Sim, é como eu gosto de comer e foi como eu fiz ele lá na aula. Por sorte, os professores também gostam de um Risoto mais "italiano", sentindo bem os grãos do arbóreo e não aquela "papa cozida".
Ah! Esqueci de dizer que o Risoto que fiz, da foto acima, é de Açafrão. Na verdade, não usamos açafrão mesmo, e sim Cúrcuma. Mas ficou bem gostoso mesmo assim.


Além do Risoto, tivemos grão de bico (que pela primeira vez eu comi e achei muito gostoso). O importante para isso? Deixar al dente e refogar com cebola roxa, tomate, salsinha, e mais uma penca de coisas que deixaram um sabor fantástico nesse grão tão sem graça..
Ademais, aprendemos a fazer molhos com a nossa base Demi-Glace feita na aula de terça. Dois molhos foram preparados: Madeira e Bordalesa. O que eu achei mais estranho foi que na panela, enquanto eu fazia o molho Bordalesa o gosto era terrível! Incrivelmente Ácido. Quando coloquei o sal então.. cagou tudo de vez. Impressionante que, com o medalhão pronto e o molho coado por cima dele, quando provamos o medalhão com o molho ficou perfeito! Não acreditei que aquela coisa estranha e ácida da panela fosse ficar tão deliciosa quando provada junto com a carne.
Acharam que terminou por ai?? Não! Ainda fiz um Duo de Arroz Selvagem. Sim. Era realmente muita comida para uma aula só. E pior ainda, ficamos só 2 no grupo. Nem preciso comentar como foi na hora da limpeza...
Nunca tinha comido arroz selvagem (ou arroz negro). É meio estranho. A textura é estranha e gosto não tem muito. Na verdade é uma gramínea mais para enfeite que outra coisa. Misturamos com o dobro de arroz branco, tomate, cebola, salsinha. Enfim, alguma coisa para dar gosto nisso..
Chegou a quinta e estou morta. Mas vamos lá. Passo o dia aguardando a noite e a cozinha =)

0 comentários:

Postar um comentário